sexta-feira, 24 de julho de 2009

Diário de uma Gorda semi-magra... ou de uma Magra semi-gorda.

Meu Querido Diário:

Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder 8 kg . O médico me aconselhou a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre o meu estado de espírito. Sinto-me de volta à adolescência, mas estou muito empolgada com tudo. Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.

Primeiro dia de dieta:
Uma fatia de queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor está maravilhoso. Me sinto mais leve.

Segundo dia de dieta:
Uma saladinha básica. Uma fatia de queijo branco. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda me sinto maravilhosa. A cabeça dói um pouquinho, mas nada que uma aspirina não resolva.

Terceiro dia de dieta:
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio estômago. Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei mijando o resto da noite.
Anotação: Nunca mais tomo chá à noite.

Quarto dia de dieta:
Estou começando a odiar salada. Me sinto uma vaca mascando capim. Estou meio irritada. Mas acho que é o tempo. Minha cabeça parece um tambor. Janaína (aquela estagiaria novinha) comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti. Comi só duas fatias de queijo branco.
Anotação: Odeio Janaína

Quinto dia de dieta:
Juro por Deus que se ver mais um pedaço de queijo branco na minha frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara. Gritei com o boy hoje! E com a Janaína. Preciso me acalmar e voltar a me concentrar. Comprei uma revista com a Gisele na capa. Minha meta. Não posso perder o foco.

Sexto dia de dieta:
Estou um caco. Não dormi nada essa noite. E o pouco que consegui, sonhei com um pudim de leite. Acho que mataria hoje por um brigadeiro…

Sétimo dia de dieta:
Fui ao médico. Emagreci 250 gramas . Tá de sacanagem! A semana toda comendo mato. Só faltando mugir e perdi 250 gramas ! Ele explicou que isso é normal. Mulher demora mais emagrecer, ainda mais na minha idade. O FDP me chamou de gorda e velha! Anotação: Procurar outro médico.

Oitavo dia de dieta:
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro! Ele estava na beirada da cama, dançando dança do ventre.
Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje, Janaína diz que é porque estou parecendo o Jack do ‘Iluminado’.

Nono dia de dieta:
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando a kara karamba kara karaô dessa vez. Passei o dia no sofá vendo tv. Acho que existe um complô. Todos os canais passavam receita culinária. Ensinaram a fazer Torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole.
Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o meu pela janela.

Décimo dia de dieta:
Eu odeio Gisele Bundchen! Com photoshop até a Dercy Gonçalves fica gostosa.

Décimo-primeiro dia de dieta:
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O boy não entra mais na minha sala e as secretárias encostam na parede quando eu passo.

Décimo-segundo dia de dieta:
Sopa.
Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.

Décimo-terceiro dia de dieta:
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um mísero grama! Comecei a gargalhar freneticamente. Assustado, o médico sugeriu um psicólogo. Acho que chegou a falar em psiquiatra. Será que é porque eu o ameacei com um bisturi?
Anotação: Não volto mais ao médico, o frango acha que ele é um charlatão.

Décimo-quarto dia de dieta:
O frango me apresentou uns amigos. A picanha é super gente boa, e a torta, embora meio enfezada, é um doce.

Décimo-quinto dia de dieta:
Matei a Gisele Bundchen ! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de modelos magérrimas que tinha em casa.
Anotação: O frango e seus amigos estão chateados comigo. Comi um pedaço do Sr. Pão. Mas foi em legítima defesa. Ele me ameaçou com um pedaço de salame.

Décimo sexto dia:
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi ele junto com o pão. E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce…

Frase de Reflexão:
‘Certas dietas são simples: basta cortar o açúcar, as frituras, as massas, as bebidas alcoólicas, os pães e os pulsos.’

E se o seu filho fosse especial?



E você, achando que não é capaz de fazer inúmeras coisas... Nós somo capazes de tudo, se tivermos uma mola mestra: AMOR.
ficadica. Vai tomar 5 minutos do seu tempo, mas pode mudar sua vida.

Há 43 anos atrás, Rick, ao nascer, foi estrangulado pelo cordão umbilical durante o parto, fazendo com que o cérebro sofresse danos irreversíveis. Uma lesão cerebral incapacitou-o de controlar os membros do corpo.
Os médicos disseram rapidamente:

“Rick irá ser um vegetal para o resto da vida. Deverá ficar numa instituição.”, disseram quando Rick tinha 9 meses.

O seu pai Dick, e a sua esposa Judy, tomaram uma diferente opção.Com o passar do tempo, os pais repararam que os olhos do filho Rick, os seguiam pela casa. Algo se passava naquele cérebro. Quando Rick fez 11 anos, levaram-no ao departamento de engenharia da Tufts University para tentar saber se ele poderia, de alguma qualquer possível forma, comunicar. Depois de testes e análises a conclusão foi devastadora:

“Não há qualquer hipótese para Rick comunicar.”

Seu pai, como sempre, desafiou. “Contem-lhe então uma anedota.”, disse Dick.

E eles assim fizeram. Na cara de Rick, o filho, apareceu um sorriso… A partir daí, as coisas evoluíram. Adaptaram um computador ao corpo e à cadeira de Rick para que ele pudesse comunicar. Depois de algum treino, sairam então as primeiras palavras:

“GO BRUINS!”, é o grito de equipa da Universidade da Califónia. E foi assim que Rick começou a comunicar.

Passado algum tempo, um estudante ficou paralítico após um acidente e a sua escola organizou uma corrida para a recolha de fundos. Rick soube desse evento e escreveu para o pai através do tal computadorzinho:

“Pai, eu quero participar.”

Como poderia Rick, o filho, sem se conseguir mexer, participar, pensou o pai… o pai, “gordo que nem um texugo”, como ele próprio dizia, nunca tinha corrido mais do que um quilómetro sozinho. Quanto mais a empurrar alguém por 8 quilómetros!!! Desafiando-se a si próprio, e a todo o seu corpo e físico, o pai Dick decidiu tentar correr essa mini-maratona empurrando o filho.

“Daquela vez fui eu o inválido.”, lembra Dick, “Fiquei cheio de dores durante 2 semanas.”

Mas conseguiram. Ambos terminaram a corrida. Um evento que viria a mudar a vida de Dick, Rick e a dar uma mensagem ao mundo. Quando terminaram a corrida e vieram para casa, Rick correu para o seu computador e escreveu:

“Pai, quando nós estávamos a correr, eu me senti como alguém sem qualquer deficiência.”

Tal frase mexeu fundo na cabeça do pai. Mexeu de tal forma que o pai decidiu dar ao filho essa sensação sempre que pudesse. Quando, em 1979, Rick ouviu falar da Maratona de Boston, não de 8, nem de 21, mas de 42 quilómetros (!!!!!!!), quis entrar!!!!!!!!!!!! O homem que nunca tinha corrido mais de 1 quilómetro seguido queria correr 42 quilómetros, empurrando ao mesmo tempo o seu filho!!!

“É impossível!!!”, disse um dos organizadores da corrida.

É que pai e filho não eram um só corredor, como é obrigatório, e também não se enquadravam na categoria dos corredores de cadeira de rodas. Mas Rick não desistiu. Durante alguns anos, ambos entravam simplesmente na multidão e corriam. Iam de qualquer jeito, sem pensar se podiam ao não. Claro que não tinham medalhas, camisolas, não estavam inscritos, mas isso era o menos importante para eles. O prémio era incrivelmente superior para cada um deles. No entanto, em 1983, eles já tinham corrido tantas vezes e terminado com sucesso as maratonas, que o seu tempo permitiu qualificá-los para participar então na tal Maratona de Boston.

Durante vários anos, assim eles iam na maratona e superavam tempos e limites, nunca antes imaginados. Mas alguém veio colocar a proeza AINDA mais acima. Sugeriram Triatlo. Triatlo é uma prova composta por 3 actividades: corrida, natação e bicicleta. Dick, o pai, não sabia nadar!! Dick não andava de bicicleta desde os 6 anos de idade!!!! Como fazer tal prova poderia ser possível, ainda por cima, carregando o seu filho de 50 quilos? Achou que seria impossível. Mas, como sempre, Dick, um pai extraordinário, tentou. Tudo pelo seu filho. Ultrapassando a barreira do impossível, ambos, pai e filho concluiram assim uma prova de triatlo. Mas havia uma prova de triatlo que superava tudo. É a prova chamada de IRONMAN.

IRONMAN é uma prova que é composta por 8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, que demora 15 horas sem parar em esforço super intenso. Pouca gente no Mundo conseguiu concluir essa prova!!! Mas Dick estava determinado a fazê-la. E Dick não a ia completar sozinho… mas carregando o seu filho Rick!!!!!! A alegria do seu filho ao completar as provas era tão grande, que o seu pai tentava o impossível. A medalha era o sorriso de Dick.

“Eu entro nas competições para poder ter o grande sorriso que temos enquando corremos, nadamos e pedalamos juntos.”, disse o pai. A determinação de ambos foi tal que os resultados são impressionantes.

Rick, com 65 anos, e Dick, com 43 anos, entraram na 24ª Maratona de Boston e concluiram-na na posição 5,083, entre os mais de 20,000 participantes.

O seu melhor tempo de maratona é de 2 horas e 40 minutos, batido em 1992. Este tempo é 35 minutos acima do que o recorde mundial!! Recorde este que foi feito por um homem que corria sozinho, como é normal.

“O meu pai é o Pai do Século.”, diz Rick.

E agora, para teres uma ideia, ambos já completaram 984 provas!!!!! Eis algumas das distâncias já percorridas:

  • 229 Triatlos
  • 6 Ironman
  • 20 Duatlos
  • 66 Maratonas, 26 Maratonas de Boston
  • 84 Meias maratonas
  • 212 vezes - 10 quilómetros
  • 108 vezes - 5 quilómetros

Brutal!!!

ironman_01ironman_02

Há alguns anos, Dick teve um pequeno ataque cardíaco durante uma corrida. Os médicos descobriram então que uma das suas artérias estava 95% entupida. As conclusões que chegaram foram que se não se tivesse colocado em forma, poderia ter morrido uma década antes. Rick hoje tem o seu próprio apartamento e trabalha em Boston. É acompanhado regularmente por médicos devido ao seu estado de saúde. Dick reformou-se do exército e vive agora em Holland, no estado de Massachussets.Ambos dão palestras e continuam a participar de provas e competições. Mas, depois de tudo o que o seu pai fez, Rick tem ainda um sonho:

“Gostaria de um dia poder empurrar o meu pai na cadeira de rodas. Pelo menos uma vez.”, escreveu Rick.

Seguem os dois vídeos de uma reportagem realizada pelo Fantástico.

Pt1

Pt2

Sutileza.... nem sempre é possível!



Taí um recado passado com total clareza!